Siga Mara no Twitter!

Postagens mais recentes:

10/03/2008

Mara e a influência artística de Baby do Brasil

Todo grande artista conta, na construção de sua carreira, com a influência de outros artistas que lhe servem como fonte de inspiração. Com a Mara não é diferente. Certamente, são vários os artistas que ajudaram a Mara a formar-se como cantora e apresentadora. Entre estes, destaca-se a cantora Baby do Brasil, antes chamada Baby Consuelo.
Foi imitando Baby em um concurso de dubladores mirins que Mara apareceu na TV baiana e conquistou seu primeiro espaço na mídia. Em seu primeiro LP, de 1987, Mara conta com composições de Baby e Pepeu Gomes e com a participação especial de ambos na faixa "Bola Cristal", na qual Baby canta de forma quase profética: "Vi o seu fututo numa bola de cristal. Firme no comando de um trenzinho genial. Nessa brincadeira tudo pode acontecer. É tão bom sonhar, é só você querer. Aventura e imaginação..." A própria musicalidade do disco revela influências de Baby, na mistura de ritmos nordestinos e latinos com elementos de pop-rock, tão marcantes nos discos de Baby. Essa musicalidade peculiar repete-se no segundo álbum de Mara ("Mundo Maravilha, 1988), no qual novamente há a contribuição de Baby. Dessa vez, ela é co-autora da faixa "Foi assim", cuja letra conta a história da carreira da Mara até chegar ao estrelato. Em 1989, Mara lança seu terceiro álbum, e novamente Baby contribui com a faixa de abertura, "Planeta azul", que ela própria regravaria anos mais tarde no disco "Ora pro nobis".
Mesmo no visual das duas pode-se encontrar semelhanças: quem procurar fotos da Baby do final dos anos 70 e início dos anos 80 verá que ela também usou madeixas negras com franja antes de aderir aos cabelos coloridos, visual bem semelhante ao adotado por Mara durante muito tempo.
Pode-se afirmar que Baby deu uma contribuição muito valiosa à construção de Mara como artista. De Baby, Mara recebeu as características que constituíram seu diferencial entre as apresentadoras infantis de sua época: sua musicalidade característica, sua beleza tipicamente brasileira e sua irreverência.
Agora que ambas são evangélicas, será que podemos esperar uma reaproximação entre as duas? Parece que sim. Pelo menos essa esperança surgiu no coração de muitos após a participação de Mara no programa "Nada além de verdade", em que Baby fez-se presente como amiga dela. Que essa amizade dê frutos artísticos e renda parcerias mais interessantes do que a lastimável participação do cantor Robinson na música "Importante é amar", que nada acrescentou à canção e ainda roubou seu brilho.


Um comentário:

  1. O cabelo da Mara é muito mais bonito do que a Baby.Da Mara é sempre cabelo preto e da Baby não.Cabelo colorido é muito feio.

    ResponderExcluir

Este espaço é seu! Use-o com responsabilidade e respeito para expressar sua opinião sobre os conteúdos do blog. Comentários ofensivos e com termos de baixo calão não serão aceitos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...